Na educação atual, os professores estão se deparando com uma nova escola, já que, os alunos fazem parte de uma geração "digitalizada".
Segundo Suzana Gutierrez (2005) toda situação de aprendizagem é uma situação de desequilíbrio. Um período onde novas informações desestruturam a rede de conhecimentos estabelecida. É exatamente isso que a tecnologia digital faz, pois desestrutura a rede de conhecimentos já estabelecida e acelera a modificação e reformulação de projetos de aprendizagem, porque faz o professor se inserir no mundo dos blogs e trazê-los como nova forma de aprendizado e assim ele se depara com um aluno presente no processo de ensino aprendizagem já que esse estudante domina o meio, se sente encorajado a expor sua opinião e se torna um ser com mais autonomia sobre seu processo de ensino aprendizagem.
O blog ainda funciona como um hipertexto pois, segundo Pierre Levy (1993) um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões e no blog esses nós se fazem presente através das postagens dos participantes que sempre vem acrescentam, contrapõem e interagem de forma interligada, além das ferramentas e links disponíveis.
REFERÊNCIAS
GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria1. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Parte da dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
TIC-EDU. HIPERTEXTO. Disponível em http://www.uab.furg.br//mod/resource/view.php?inpopup=
true&id=12201. Acesso em 22 de abril de 2011.